Cerveja x Vinho
No final do mês passado o jornalista Renato Machado, falou em seu programa na rádio CBN sobre esse assunto e gerou certa discução entre os cervejeiros.
É um programa sobre vinhos, mas um ouvinte perguntou sobre a diferença de harmonizar pratos entre vinho e cerveja. Eu não quero entrar no mérito de qual é melhor ou não, mas sim falar sobre a falta de informação do mundo da cerveja deixando minha opinião sobre a matéria.
Não são só as artesanais belgas feitas em mosteiros que harmonizam com comida, por sinal existem muitas cervejarias artesanais brasileiras produzindo cerveja boa. A variedade de cores, aromas e sabores nos possibilitam brincar e fazer diversas harmonizações com nossas preciosas cervejas.
Eu considero que querendo ou não, harmonização é muito pessoal, lógico que existem alguns sabores e temperos que são harmonizados facilmente, mas existem muitos tipos de harmonização. Por exemplo, podemos harmonizar uma bebida por se familiarizar com a comida, como juntar dois mesmo paladares, uma comida agridoce com uma cerveja frutada. Por outro lado podemos harmonizar por “contra balanço” uma comida muito apimentada com uma cerveja refrescante.
A dica que quero deixar é que numa harmonização não se perder nenhum sabor, nem tanto da comida como na bebida, portanto não podemos harmonizar bebidas muito sutis com pratos muito “fortes” ou vice-versa.
Quem quiser escutar o programa, basta clicar aqui.
Isso é apenas umas das coisas ditas, o final do programa rende mais um post. Hehehe.
novembro 2nd, 2010 - 16:51
O preconceito é a mola mestra do desconhecimento! Enquanto alguns apelam para o clichê Cabernet Sauvignon-carne vermelha, outros como nós, não perdem a oportunidade de desfrutar a riqueza de uma bela harmonização com uma boa cerveja!
novembro 3rd, 2010 - 14:17
Falou e disse Marcello. Acho que fazer tal comparação não leva a nada, se você não buscar conhecimento sobre o assunto.